UFMS integra projeto do MEC para educação ambiental e midiática
Pesquisadores da UFMS atuam no desenvolvimento do projeto MidiaCOP, lançado ontem, 11, que visa desenvolver políticas públicas e projetos educacionais voltados à educação midiática no contexto ambiental da Amazônia. A iniciativa é realizada em parceria entre a UFMS, o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, a Embaixada da França no Brasil e o Centro de Educação Midiática e Informacional da França (Clémi). A reitora Camila Ítavo participou do lançamento em Brasília.
Entre as propostas do MidiaCOP, estão a elaboração de materiais pedagógicos, o desenvolvimento de trilhas formativas, a capacitação de educadores nos territórios e a elaboração de projetos de educação midiática e ambiental, com foco em especial na Educação Básica. O projeto deve ser executado ao longo de 2025 e, como conclusão, os participantes devem atuar na cobertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
De acordo com secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, essa etapa de formação é a que tem mais possibilidades de incidir sobre as questões ambientais. “Quando a gente pensa na Amazônia, pensamos na cor verde, e isso nos dá a falsa impressão de que a conservação prescinde das pessoas, mas esse bioma só está protegido por causa das ‘gentes’ que vivem embaixo da copa das árvores”, disse. “Se nós conseguirmos orientar nossos professores mesmo em situação de baixa conectividade, mas muito impactados pela pressão das mídias contemporâneas, nós vamos conseguir fazer o mundo entender a potência dessa região e como preservá-la”, argumenta.
Os pesquisadores da UFMS devem atuar no planejamento, execução e avaliação das ações de formação, auxiliando na construção e adaptação do projeto para a realidade brasileira. A equipe é formada pela diretora da Agência de Educação Digital e a Distância e coordenadora do MidiaCOP na UFMS, Daiani Damm Tonetto Riedner; as professoras formadoras Ana Carolina Pontes Costa e Stella Sanches de Oliveira Silva; e o responsável técnico do projeto, Márcio Gonçalves.
A coordenadora Daiani explica que a parceria reforça o compromisso da Instituição com a inovação pedagógica. “Para além da culminância das ações formativas na COP30, nosso objetivo é que as escolas, professores e estudantes atendidos possam ser agentes de transformação em seus territórios. Agradecemos mais uma vez a confiança na UFMS e reafirmamos nossa parceria e compromisso para o desenvolvimento deste trabalho inovador e inédito no país”.
“A articulação demonstra também o protagonismo das instituições envolvidas para o desenvolvimento da cidadania digital e o estímulo ao protagonismo responsável das nossas crianças e jovens nas diferentes ambiências digitais e midiáticas. A educação é a ferramenta mais poderosa para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro mais justo, com inclusão, equidade, oportunidades e protagonismo para nossas crianças e jovens”, completa a diretora.
A UFMS possui histórico de atuação em projetos estratégicos para as políticas educacionais, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do MEC, como na implantação do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica, (Labcrie); do Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica (Labinova); e da Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes de Educação, que atende hoje à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas para execução de ações voltadas à Política Nacional de Educação Digital.