O Plano

Plano de Logística Sustentável da UFMS

O Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFMS – PLS é um instrumento que auxilia na gestão sustentável da Instituição, refletindo positivamente em todos os indicadores. O PLS foi instituído na administração pública pelo Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012 e com regras estabelecidas pela Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O PLS-UFMS vincula-se ao Plano de Governança Institucional (Resolução nº 122-CD/UFMS, de 25 de fevereiro de 2021) e à Política de Sustentabilidade (Resolução nº 260- CD/UFMS, de 20 de abril de 2022).

O documento possui objetivos, responsabilidades, ações, metas, cronogramas de execução e monitoramento, bem como avaliação de resultados nos oito eixos temáticos: materiais de consumo; eficiência energética; eficiência hídrica e esgoto; resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras, obras e contratações sustentáveis; deslocamento de pessoal e educação socioambiental, que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade e de racionalização de gastos e de processos, promovendo maior eficiência nos gastos públicos, com excelência na gestão e redução contínua dos impactos socioambientais.

A elaboração do PLS-UFMS é resultado de um trabalho conjunto realizado pelo Comitê de Gestão de Contratações e Logística Sustentável – CGCLOS, Diretoria de Desenvolvimento Sustentável – DIDES e Comitê de Governança Institucional – CGI. Além disso, foi realizada consulta pública com o objetivo de avaliar a percepção da comunidade universitária e sociedade em geral sobre a importância de temas sobre sustentabilidade, coletando opiniões/sugestões dos participantes. Adicionalmente, os setores e as unidades administrativas de todos os câmpus foram consultados para apresentarem sugestões de metas e ações para a construção deste Plano.

Importante destacar que as metas do PLS-UFMS abrangem todas os câmpus da UFMS: Cidade Universitária, em Campo Grande, e os câmpus de Aquidauana (CPAQ), Chapadão do Sul, (CPCS), Coxim (CPCX), Naviraí (CPNV), Nova Andradina (CPNA), Pantanal (CPAN), Paranaíba (CPAR), Ponta Porã (CPPP) e Três Lagoas (CPTL).

A elaboração e execução do PLS da UFMS 2022-2024, a UFMS reforça o compromisso institucional com a sustentabilidade em todas as suas dimensões, as quais continuarão a nortear as ações da universidade, fortalecendo na comunidade universitária e na sociedade a compreensão da importância dos valores do desenvolvimento sustentável, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da adoção de práticas sustentáveis, com a consciência e o respeito às necessidades das gerações futuras, em um processo efetivamente educacional

 

Confira o PLS-UFMS:

Download (PDF, 3.28MB)

 

Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável

Em breve.