Jornada de Excelência – 750 pontos

A UFMS é a única universidade federal do Brasil a alcançar a marca de 750 pontos na Jornada de Excelência, do programa MS Competitivo. A pontuação é referente à conclusão da etapa “Avanço para a Excelência”, iniciada em 2021 e concluída ao final do mês de agosto de 2022.

Na cerimônia de entrega da certificação, o reitor Marcelo Turine destacou o papel de toda a equipe da gestão na melhoria dos processos da Instituição. “Essa certificação é das pessoas que conduzem a UFMS, de todos nós, estudantes, gestores da Administração Central, líderes diretores das Unidades Setoriais”, disse.

A Universidade já tinha se destacado, em 2020, com 500 pontos e como a primeira instituição de ensino público a ser certificada na categoria “Rumo à Excelência”, no nível de maturidade dos processos. Desde 2018, os gestores têm buscado melhorar a eficiência dos recursos públicos e desenvolver um programa participativo e prático de educação e melhoria da gestão.

Segundo a vice-reitora Camila Ítavo, o investimento e o desenvolvimento da governança na UFMS influenciam todos os setores. “O objetivo é que a gente melhore sempre e agora com essa maturidade, com essa mudança em cada direção de Unidade Setorial, em cada Faculdade, Câmpus, Escola, Instituto, em cada unidade da Administração Central, a gente vai poder ir mais além. Quanto mais eficiente nós formos, mais recursos teremos para a nossa atividade fim e mais eficientes seremos para atingir nossos objetivos”.

A pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão, avalia que as conquistas alcançadas nos últimos anos foram resultado do trabalho realizado para melhoria da gestão na Universidade, como o aumento da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, os destaques em rankings nacionais e internacionais, em sustentabilidade e referência em cultura empreendedora, a implementação de uma unidade Embrapii, entre outras. “Participar da jornada foi, de certa maneira, um desafio, mas que o resultado nos traz uma realização daquilo que nós fizemos e fazemos e do compromisso que a gente tem com o serviço público, com a comunidade universitária, com toda a região sul-mato-grossense e com todo o Brasil”.

A Jornada de Excelência é um programa de educação e melhoria da gestão para aumento da competitividade e sustentabilidade nas instituições, por meio do qual são realizados workshops participativos com base em critérios de excelência.

Para alcançar este objetivo, foram definidos três projetos básicos: UFMS Sustentável 2.0,  UFMS Experience e o Excelência e Resultados, os quais foram apresentados a todos os gestores da universidade.

As ações e planejamentos em busca da melhoria da gestão na Universidade podem ser acompanhados na página governanca.ufms.br.