A UnB 2030, o Instituto Selo Social e o GTAgenda2030 certificaram 17 instituições de ensino no país que concluíram as etapas do Selo ODS Educação. A iniciativa busca reconhecer os projetos que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação das unidades de educação em iniciativas que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta primeira edição foram identificados 241 impactos sociais, por meio de 126 projetos desenvolvidos por unidades de ensino públicas e privadas. A participação foi on-line e gratuita e os participantes tiveram que atender a critérios como cadastrar projetos na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, promover uma atividade/ espaços de discussão sobre ODS na instituição, além de demonstrar a contribuição na melhoria do “ODS 4- Educação de qualidade”.
Os certificados foram entregues em uma cerimônia em Brasília, no dia 9 de março de 2023. Para ler sobre a cerimônia de certificação, acesse a notícia.
Página da UFMS no site do Instituto Selo Social: http://www.selosocial.com/participante/3020
A UFMS foi certificada com o Selo ODS Educação por conta dos impactos sociais dos 5 projetos cadastrados e reconhecidos pela iniciativa, os quais são descritos a seguir:
Programa Sou Mulher UFMS
O Programa Sou Mulher UFMS teve início no ano de 2021 e está Alinhado ao Programa “Se Cuide, te amo – Uma Ação do Coração da UFMS” reunindo as políticas, práticas e ações direcionadas às mulheres da UFMS (alunas, servidoras e colaboradoras terceirizadas). A iniciativa surgiu a partir das ações do Comitê de Gestão de Inclusão, Internacionalização e Ações Afirmativas – CGIIAF, no qual o Programa Sou Mulher UFMS se vincula. Este Comitê foi criado na UFMS desde o ano de 2018 e é presidido pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis. A concepção do Programa é atuar em diferentes áreas de atendimento, conhecimento e valorização das mulheres, atrelando a iniciativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 5 – Igualdade de Gênero, comprometido com a Agenda 2030.
Assim, o programa visa atuar nas dimensões institucionais somando esforços conjuntos para garantir a efetiva igualdade de gênero. Para alcançar seus objetivos, o Programa Sou Mulher UFMS incentiva ações específicas e transversais, embasadas em políticas e programas nas atividades de Gestão, Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Empreendedorismo em três eixos estratégicos:
Eixo 1: Ingresso, permanência e sucesso feminino; Eixo 2: Incentivo ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação Feminina e Eixo 3: Ambiente acolhedor para as mulheres.
Resolução nº 130-CD/UFMS, de 29 de março de 2021, que aprovou o Programa Sou Mulher UFMS.
Programa Sou Idoso UFMS
Comprometida com a Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas, que estabeleceu a Década do Envelhecimento Saudável, e em consonância ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4: “Educação de qualidade – Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, a UFMS consolida, no “Programa Sou Idoso UFMS”, todas as políticas, práticas e ações desenvolvidas no âmbito da Universidade, em prol do entendimento que a aprendizagem e o crescimento não cessam na vida adulta. Nesse cenário, a UFMS alinha-se ainda com as determinações legais garantidas e previstas na Constituição Federal de 1988, na Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/94) e no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003, art. 22).
Frente a essas questões, a UFMS tem incentivado e valorizado a pessoa idosa e, em 2018, implantou o Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI-UFMS), ação que oficializa o ingresso da pessoa idosa na Comunidade Universitária. Decorrente dos objetivos de promover e fortalecer o desenvolvimento de ações integradas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação, qualificar serviços e contribuir para a promoção de políticas voltadas a este segmento populacional, ações interdisciplinares e intersetoriais são oferecidas para consolidar o intercâmbio entre os saberes e a construção de espaços sociais democráticos e inclusivos, para todas as idades.
Para alcançar seus objetivos, o “Programa Sou Idoso UFMS” possui quatro eixos estratégicos: Eixo 1: Ingresso, inclusão e permanência; Eixo 2: Incentivo ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação; Eixo 3: Gestão de Pessoas; e Eixo 4: Ambiente acolhedor e acessibilidade.
Resolução nº 179-CD/UFMS, de 16 de agosto de 2021, que aprovou o Programa Sou Idoso UFMS.
Programa Vem pra UFMS
O Programa Vem pra UFMS tem como objetivo tornar o conhecimento e a arte produzidos na UFMS acessíveis à toda a população sul-mato-grossense, promovendo diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. O Programa Vem pra UFMS é dividido em cinco projetos independentes, que serão apresentados a seguir.
Parque da Ciência: Localizado na esplanada do Morenão, o Parque da Ciência da UFMS foi o primeiro parque dedicado à ciência e inovação do estado de Mato Grosso do Sul. O Parque da Ciência reúne em espaço aberto 9 monumentos da ciência que podem ser utilizados por toda a comunidade. Em 2022, a DIPC acompanhou a visita aproximadamente 1500 alunos do ensino básico do Mato Grosso do Sul.
Ciência pra quê?: O Projeto Ciência pra quê? visa apresentar para turmas de ensino médio, tanto de modo presencial quando virtual o funcionamento de laboratórios de ensino e pesquisa da UFMS para que eles possam vivenciar a prática do ensino de graduação. Em 2022 foram realizadas 4 lives e visitas, impactando cerca de 1400 alunos!
Ciência nas escolas: O edital UFMS na Escola ocorre semestralmente a fim de oferecer apoio a docentes responsáveis por disciplinas com carga horária de extensão e fortalecer a curricularização da extensão nos cursos de graduação da UFMS. Em 2022, primeiro ano em que o projeto foi implementado, foram mais de 300 trabalhos apresentados para cerca de 8000 alunos em escolas públicas e particulares de todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Pensando no futuro: O projeto Pensando no Futuro tem como objetivo a divulgação dos cursos oferecidos pela UFMS através de uma conversa descontraída e informativa. A divulgação é realizada através de lives transmitidas no canal de YouTube Extensão UFMS. Em 2022 foram realizadas 16 lives, apresentando 15 cursos oferecidos na UFMS e uma especial sobre as formas de ingresso. Ao todo, tivemos 1436 visualizações!
Cursinho UFMS: Realizado no segundo semestre letivo, o Cursinho UFMS é um projeto que consiste em oferecer aulas preparatórias para o Vestibular UFMS, Passe e ENEM para alunos que cursam ou que já cursaram o ensino médio. Considerando as matrículas e aulões abertos, em 2022, o Cursinho UFMS atingiu cerca de 3600 pessoas!
Maiores informações, consulte o site da Diretoria de Popularização da Ciência – Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (DIPC/PROECE): https://proece.ufms.br/diretorias/dipc/
Desafio UFMS Sustentável
Para maiores informações, acesse a página do Desafio UFMS Sustentável no site da DIDES e o site do Programa UFMS Júnior
Semana Lixo Zero UFMS
Para maiores informações, acesse a página da Semana Lixo Zero UFMS no site da DIDES.
FOTOS DA CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO