39 instituições de ensino do Brasil concluíram as etapas e foram certificadas na segunda edição do Selo ODS Educação. A iniciativa é realizada pelo Instituto Selo Social, UNB2030 e GTAgenda2030, com intuito de reconhecer projetos que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação das unidades de educação em iniciativas que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta segunda edição foram identificados 889 impactos sociais, por meio de 360 projetos desenvolvidos por unidades de ensino públicas e privadas. Dentre as novidades do evento neste ano esteve uma Mesa Redonda sobre o tema “Diálogos sobre os ODS na Educação”, que contou com representantes da Comissão Nacional Para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – CNODS, Instituto Selo Social, Rede Temática de Extensão UNESP Agenda 2030, Rede Estratégia ODS, UNB2030 e Programa Cidades Sustentáveis.
Os certificados foram entregues em uma cerimônia na Escola Paulista da Magistratura – EPM, em São Paulo, no dia 5 de março de 2024.
Relatório de atividades do Selo ODS Educação 2023.
A UFMS foi certificada com o Selo ODS Educação 2023 por conta dos impactos sociais dos 5 projetos cadastrados e reconhecidos pela iniciativa, os quais são descritos a seguir:
Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica
O Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica – LabCrie é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC, liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS , executado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC. O objetivo do projeto é a criação de espaços de aprendizagem maker, com foco na formação continuada de professores da rede pública de ensino na perspectiva da criatividade, da inovação pedagógica e no protagonismo.
Trilha Rupestre
A Trilha Rupestre, apoiada pela cátedra da UNESCO Fronteiras e Migrações, consiste em criar ações de inovação social e desenvolvimento sustentável através da bioeconomia local. Assim, busca-se provocar no cidadão sul-mato-grossense, inicialmente, e turistas situações de aprendizado sobre o processo cultural e circulação econômica através dos vestígios arqueológicos e geopaleontológicos da região. Partindo do conhecimento produzido pela universidade, o ensino e aprendizagem pode ser dinamizado e expandido, muito além do ambiente acadêmico, inserindo a comunidade neste processo, assim permitindo aos alunos do ensino básico e a comunidade conhecer lugares, histórias, objetos, monumentos e tradições que foram/são importantes na história local. O patrimônio geopaleontológico, arqueológico, histórico, cultural e o meio ambiente em que estão inseridos os municípios da Trilha Rupestre oferecem oportunidades de estimular aos alunos, professores, servidores, comerciantes, artesãos e condutores de turismo, sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os conhecer o que é um bem cultural e patrimonial e entender que popularizar e se apropriar deste conhecimento acarretará em geração de renda. A partir desta ideia, com os saberes desenvolvidos dentro do campus da UFMS nos mais diversos cursos, os produtos e serviços virão a ser gerados, como consequência deste contato, fortalecendo a bioeconomia das regiões envolvidas.
Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico
A Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico é um evento que oportuniza a toda a comunidade um espaço para entrega e compartilhamento de equipamentos eletrônicos que não estão mais em condições de uso, bem como de equipamentos que ainda podem ser utilizados. Por acontecer próximo à Faculdade de Computação, os estudantes, sobretudo aqueles que estão cursando graduações em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação, possuem um olhar diferenciado para os itens que são entregues e, por isso, são naturalmente motivados à reutilização de equipamentos ou parte deles, o que reduz o montante do e-lixo recolhido ao final da semana e entregue à empresa parceira e habilitada para trabalhar com lixo eletrônico.
Semana de Desenvolvimento Profissional
A Semana de Desenvolvimento Profissional visa promover uma interlocução entre comunidade acadêmica e as instituições públicas e privadas que oportunizam vagas de estágio e emprego, juntamente com os egressos e comunidade externa no sentido de viabilizar experiências profissionais. É responsabilidade da Unidade, conforme previsto no Manual de Competências da UFMS, propor ações para estimular a participação de egressos no mercado de trabalho; viabilizar e socializar informações referentes aos estágios à comunidade universitária; e principalmente fomentar, organizar e apoiar eventos relacionados a estágio e Trainee.
Festival Mais Cultura
O Festival Mais Cultura envolve a Cidade Universitária e todos os Câmpus e unidades da UFMS, promovendo o desenvolvimento artístico da comunidade interna e difundindo a arte na sociedade sul-mato-grossense por meio de circulações de apresentações, palestras, oficinas e workshops das diversas linguagens artísticas. O Festival oportuniza a comunidade acadêmica tirar um tempo em meio às suas tarefas diárias para apreciar e aprender com uma programação sempre rica em atividades diversas.
FOTOS DA CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO