Jogo dos ODS é instalado no Parque da Ciência da UFMS
O Parque da Ciência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) acaba de enriquecer sua oferta educativa com a instalação de um jogo da memória dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta nova atração visa proporcionar uma forma lúdica e educativa para que estudantes e visitantes aprendam sobre as metas globais de sustentabilidade.
Situado em um ambiente de visitação a céu aberto, o Parque da Ciência da UFMS é um espaço dinâmico que recebe diariamente estudantes e visitantes que interagem com experimentos científicos. A introdução do jogo da memória dos ODS amplia as opções de atividades interativas disponíveis no parque, oferecendo uma experiência divertida e envolvente para pessoas de todas as idades.
O jogo da memória dos ODS é composto por um painel com imagens representativas de cada um dos 17 objetivos estabelecidos pela ONU, como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero e ação contra as mudanças climáticas. Os participantes são desafiados a relacionar o número com o ODS correspondente, enquanto aprendem sobre a importância e o significado de cada objetivo para o desenvolvimento sustentável global.
A iniciativa de instalar o jogo da memória dos ODS no Parque da Ciência da UFMS reflete o compromisso da universidade em promover a educação para o desenvolvimento sustentável e incentivar a conscientização da comunidade sobre os desafios globais. Com essa nova atração, o Parque da Ciência da UFMS reafirma sua missão de contribuir para a formação cidadã e para a construção de um futuro mais justo, equitativo e sustentável para todos.
A professora Luciana Montera, uma das responsáveis pelo Parque da Ciência, afirma que “o Painel dos ODS é um monumento com o qual iremos despertar e sensibilizar os visitantes para questões de relevância mundial como Erradicação da Pobreza (ODS 1), Educação de Qualidade (ODS 4) e Redução das Desigualdades (ODS 10) pode meio de diferentes dinâmicas de apresentação que o monumento permite. Queremos que os visitantes levem para conhecimento de suas famílias o termo “ODS” para que aos poucos consigamos relacionar ou ainda direcionar todas as nossas ações com os ODS.”
O diretor de desenvolvimento sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, destaca que “esta nova experiência educativa relacionada aos ODS disponível no Parque da Ciência da UFMS fortalece o nosso compromisso com a educação para o desenvolvimento sustentável, incentivando a conscientização e a participação dos estudantes da educação básica que visitam a nossa universidade no engajamento com os desafios globais.”
Para conhecer o Parque da Ciência da UFMS e agendar as visitas escolares, acesse https://parquedaciencia.ufms.br/