Festival da Juventude oferece nove oficinas gratuitas
Ator Johnny Massaro e escritor Tino Freitas estão entre os ministrantes
Na primeira edição do Festival da Juventude (FestJuv) serão realizadas nove oficinas gratuitas: escrita criativa, interpretação para cinema e tv, roteiro para cinema, técnica vocal para jovens, criação e desenvolvimento de aplicativos para celular, políticas públicas para a juventude, fake News, empreendedorismo digital/profissões do futuro e comunicação e marketing.
As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas aqui. O prazo termina em 15 de abril e as vagas são limitadas. As oficinas serão realizadas nos dias 26 e 27 de abril.
Entre os ministrantes está o ator Johnny Massaro. Ele oferece a oficina de Interpretação para cinema e tv. A proposta é aproximar os jovens de profissionais do mercado, estreitar conhecimentos práticos e, assim, promover a capacitação dos que se interessam pelo audiovisual. Johnny é conhecido por seus trabalhos na televisão e no cinema e se tornou um dos mais versáteis de sua geração. Ficou mais popular ao atuar em novelas da TV Globo, mas também é bastante reconhecido por suas atuações no cinema. Serão duas turmas, com atividades no período da tarde do dia 26 e do dia 27. O número máximo de participantes para cada turma é de 20 pessoas.
O escritor, músico, jornalista, especialista em literatura infantojuvenil, contador de histórias e mediador de leitura Tino Freitas vai oferecer a oficina sobre escrita criativa para jovens. A proposta é realizar exercícios de criatividade, a partir de leituras de contos e crônicas de autores clássicos e contemporâneos, letras de música e notícias de jornais. Os participantes produzirão textos sobre seu cotidiano, abordando temas como conflito de gerações e primeiras experiências da juventude, entre outros. Tino tem mais de 40 livros publicados. Serão oferecidas duas turmas, a primeira na sexta-feira, 26, à tarde e a segunda, no sábado, 27, de manhã. São 20 vagas disponíveis para cada turma.
PJ Maia vai ministrar oficina de roteiro cinematográfico e explorar particularidades, curiosidades e técnicas, aliando teoria e exercícios práticos de desenvolvimento de ideias e construção de roteiros. Ele é premiado escritor e produtor executivo, com experiência em longas metragens, documentários e séries, com passagens pela Warner Bros, Discovery, HBO e Globo. Seu livro Espírito Perdido, escrito originalmente em inglês, ganhou prêmio de melhor livro de fantasia nos Estados Unidos. PJ Maia é natural de Mato Grosso do Sul e estudou e morou por um bom tempo nos Estados Unidos.
Pesquisadores o Observatório de Cidadania de MS, vinculado a UFMS e o subsecretário estadual da Juventude Jessé Cruz ministram oficina na manhã do dia 26, sobre políticas públicas para a juventude. Oficina Seu Futuro, Sua Voz tem como objetivo promover o trabalho em equipe, propondo ações para a Subsecretaria de Políticas Públicas, vinculada à Secretaria de Estado de Cidadania de MS. Segundo os organizadores, as propostas serão integradas em um formulário de consulta-escuta sobre ações coletivas consideradas prioritárias para a juventude. Até 25 vagas são oferecidas para esta atividade.
A professora do curso de jornalismo da UFMS Taís Marina Tellaroli Fenelon ministrará na tarde de 27 de abril, oficina sobre fake News. O objetivo é apresentar o impacto da veiculação de notícias falsas têm causado na sociedade. Os participantes serão desafiados a encontrar textos desinformativos nas redes sociais e explicar os caminhos para identifica a informação falsa. São 35 vagas.
Consultores do Sebrae serão responsáveis por duas oficinas, realizadas na tarde do dia 26. A primeira é sobre empreendedorismo digital e profissões do futuro e oficina de comunicação e marketing. A primeira tem como proposta aproximar o participante dos conhecimentos dos conceitos e características relevantes do empreendedorismo digital, identificando também as oportunidades de trabalho e de negócios no universo digital e avaliando a utilização de recursos como Facebook Instagram, Twitter e Youtube. Já a oficina de marketing tem como proposta abordar a importância de diversos aspectos da comunicação e de marketing, tanto no contexto da vida pessoal quanto na profissional. Os participantes serão desafiados a construir um plano de marketing pessoal.
Estudantes e egressas da Faculdade de Computação da UFMS serão responsáveis pela oficina em Introdução e Desenvolvimento de Aplicativos para Celular. Elas trarão conceitos iniciais de programação utilizando a estratégia de programação em blocos, por meio da ferramenta on-line, educacional e APP Inventor. Os participantes terão que desenvolver até dois aplicativos para celulares IOS e Android. Atenção, é necessário ter alguns pré-requisitos como conta no e-mail do Gmail e acesso no celular que levado.
E, por fim, a professora do curso de Música da UFMS, Ana Lúcia Gaborim ministrará oficina sobre técnica vocal para jovens. Serão repassados princípios básicos de técnica e saúde vocal, além de exercícios práticos que podem ser aplicados em diferentes estilos musicais. Mais informações sobre as oficinas estão disponíveis no portal do evento aacic.com.br.
O Festival
Além das oficinas, o FestJuv terá em sua programação concursos, lançamentos de livros, bate papo com autores renomados, shows, teatro, dança e batalha de rimas. Serão quatro dias (25 a 28 de abril) intensos na Cidade Universitária.
De acordo com a coordenação do evento, a programação completa será divulgada durante o evento de lançamento oficial (data será divulgada em breve). Idealizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, o primeiro Festival nasceu com uma proposta inicial literária, porém foi expandido para outras vertentes culturais.
“É um evento muito importante para os jovens do nosso estado, com diversos espaços para compartilhamento de experiências, talentos, conhecimento, além de favorecer a expressão nas suas mais variadas formas. Estamos orgulhosos e felizes em receber o Festival e esperamos que essa seja a primeira de muitas, proporcionando uma vivência cultural sem igual e abrindo os horizontes para a juventude de MS”, disse o reitor Marcelo Turine.
A realização do Festival da Juventude se tornou possível graças à emenda parlamentar do deputado federal, Vander Loubet. “A juventude merece espaços pra expressar sua criatividade, por isso a UFMS é o lugar adequado para a realização do Festival, pois reafirma o espaço como referência da educação pública e da cultura sul-mato-grossense”, diz o deputado que é um dos congressistas que mais destina verbas para a cultura e a educação no Estado, e o maior apoiador dos projetos da UFMS.
“A UFMS vai dispor de vários espaços distribuídos pela Cidade Universitária como a esplanada do Morenão com tendas e shows, estacionamento do Teatro Glauce Rocha, salas de aula e os auditórios do Complexo Multiuso II”, explica a diretora de Popularização da Ciência Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques. “Também vamos ajudar na organização dos espaços físicos, na logística e com os estudantes que serão voluntários na equipe do evento. Convidamos as coordenações dos cursos de Ares Visuais, Jornalismo, Letras, Audiovisual, entre outros, para participarem especialmente nas oficinas de texto e workshops”, comenta. Professores da UFMS devem compor também o grupo de jurados que vaio escolher os melhores trabalhos.
Além da parceria fundamental da Universidade, o Festival conta com patrocínio do Ministério da Cultura e com a parceria das secretarias de estado de Cultura, Educação e Cidadania e com apoio do Fecomércio/SESC.