A política de gestão, economia e redução de desperdício de energia da UFMS ocorre por meio da utilização de tecnologias e materiais que possam reduzir o impacto ambiental, tais como as citadas a seguir:
Projeto em execução de eletroposto com sistema de recarga híbrido (solar fotovoltaico, rede e acumulador secundário) para abastecimento de veículos elétricos e bicicletas elétricas em aplicações V2G.
A primeira estação de monitoramento da qualidade do ar em Campo Grande está localizada na entrada principal da UFMS em frente à Reitoria. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e recebeu também a doação de consumíveis do Núcleo Ambiental do Ministério Público Estadual. Além do monitoramento da qualidade do ar, a estação proporciona dados meteorológicos como a direção e velocidade do vento, a quantidade de chuva, a umidade e a temperatura. O monitoramento irá ajudar na tomada de decisões e na ampliação das políticas públicas na área da saúde, por exemplo, além de fornecer dados para diversas outras pesquisas.
A UFMS investiu em energia solar por meio da instalação de placas fotovoltaicas em toda a Cidade Universitária. Foram contratadas 5.776 placas fotovoltaicas, com um investimento de cerca de R$ 8 milhões e uma potência de geração solar prevista de 2,2 MWp, equivalente a não emissão de aproximadamente 545 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano e uma redução no consumo de, aproximadamente, 245mil KWh/mês na conta de energia elétrica, o que corresponde a cerca de 32% do consumo total previsto.
A UFMS utiliza geradores de energia a biodiesel nas unidades FAMEZ, INBIO, AGETIC e HUMAP. A potência do gerador varia de 105/100 kW / h a 230/210 kW / h.
O Hospital Universitário da UFMS também utiliza uma microturbina movida a gás natural. A potência da microturbina é de 100 kW / h.
Visando o desenvolvimento sustentável somado à gestão, a UFMS priorizou a gestão energética. Para tanto, a UFMS trocou º 6.000 lâmpadas (led) na Cidade Universitária em 2019, e gradativamente em todos os demais Campus. Em 2020, por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 52/2019, com a Concessionária de Energia, foi realizado um projeto e intervenções no sistema de iluminação pública da UFMS, com o objetivo de aumentar a eficiência energética.
Em 2021, por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 60/2021, a UFMS celebrou parceria para integrar o Programa de Eficiência Energética da Energisa. Foram investidos pela concessionária de energia R$ 194 mil na troca de 243 lâmpadas LED dos setores 2, 3 e 4 da Cidade Universitária, podendo alcançar uma economia de energia de cerca de 50%, conforme os estudos feitos para a celebração do acordo entre a universidade e a empresa.
Os Pontos de Ônibus Ecotecnológicos instalados na Cidade Universitária e nos câmpus contam com energia renovável para sensor inteligente de iluminação, display de carregamento USB, caixa de som sintonizada na Rádio Educativa UFMS 99.9 FM, botão antipânico com ligação direta à Segurança da UFMS e câmeras de monitoramento.
A UFMS se preocupa em preservar e reduzir o uso de recursos energéticos, por isso tem aumentado seus esforços em eficiência energética. Para isso, a UFMS adquire apenas equipamentos e eletrodomésticos que possuem o selo Procel (selo de classificação de eficiência energética), a fim de reduzir o consumo de energia.
Com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade acadêmica, a campanha Eu Respeito chama a atenção para pessoas, coisas e consumo, através das frases eu admiro, eu cuido e eu economizo. Um dos objetivos da campanha é formar melhores cidadãos para a sociedade. Especificamente, a campanha Eu Economizo visa a conservar e preservar a energia e a água, por meio do seu consumo racional.
Campanha “Vem de bike UFMS” e bicicletários instalados na Cidade Universitária e maioria dos câmpus, incentivando o uso de veículos de emissão zero carbono para locomoção dos servidores e estudantes da universidade.
Pontos específicos para carona amiga entre a comunidade universitária.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados: