O Plano de Contratações Anual – PCA é um instrumento que consolida todas as compras e contratações que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul pretende realizar ou prorrogar, no ano seguinte, e contempla bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação. O Plano vem consolidar o planejamento da instituição constante do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano de Gestão Anual.
Contratar de forma centralizada e compartilhada, a fim de obter economia de escala, padronização de produtos e serviços, e redução de custos processuais, está entre os objetivos da elaboração do Plano de Contratações Anual pelos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Diante das últimas alterações no âmbito do Governo Federal relacionadas ao PCA de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações, dentro do que dispõe o novo Decreto nº 10.947/2022, a UFMS apresenta as diretrizes para nortear as ações relacionadas às contratações realizadas no seu âmbito de competência, contribuindo para a eficiência da gestão universitária e no atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.