Desafio UFMS Sustentável amplia prazo de inscrições
Com o objetivo de fortalecer as ações e práticas de inovação, internacionalização, empreendedorismo e sustentabilidade, o Desafio UFMS Sustentável 2024 amplia o prazo de inscrição até o dia 29 de maio. Times Enactus e Empresas Juniores (EJs) podem participar da iniciativa, submetendo projetos que auxiliem na melhoria contínua da gestão da Universidade, na página do Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
O edital é uma parceria entre a Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) e a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides), que chega à 7ª edição. Para o diretor da Aginova, Saulo Moreira Gomes, esta é uma oportunidade que as EJs e os Times Enactus têm para elaborar soluções diante dos principais desafios da gestão sustentável da UFMS. “Desafios como gestão energética, gestão hídrica, gestão de resíduos, todas essas vertentes que estão dentro da gestão sustentável da Universidade, são colocadas como temáticas para que os estudantes e empresários juniores, dentro de suas áreas de atuação, possam propor soluções para aumentar o nível de sustentabilidade dentro da Universidade”, destaca.
O diretor da Dides, Leonardo Chaves de Carvalho, reforça que a extensão do prazo de inscrição é uma ferramenta para que os estudantes tenham a possibilidade de submeter propostas ainda mais elaboradas. “Nosso objetivo é garantir que todos tenham a oportunidade de participar plenamente, contribuindo com suas ideias inovadoras para o desenvolvimento sustentável da nossa Universidade. Acreditamos que essa extensão permitirá a submissão de propostas ainda mais completas e de relevância para a gestão sustentável da UFMS, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e o engajamento acadêmico”, aponta.
Para participar, é preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da Instituição e pertencer ao quadro de membros de uma EJ ou Time Enactus, legalmente cadastrados e reconhecidos na Universidade, sob a supervisão de um docente. A comissão avaliadora irá considerar a relevância e impacto do projeto; viabilidade técnica e financeira; sustentabilidade ambiental e social; clareza no plano de execução; e progresso e maturidade.
Serão selecionados nove projetos para prosseguir com a execução da proposta e cada equipe aprovada será contemplada com R$ 12 mil, distribuídos em oito Bolsas de Estímulo à Inovação, no valor de R$ 1.500, com vigência de quatro meses. “Os projetos aprovados recebem um aporte financeiro para que os estudantes possam desempenhar soluções ambientais no Desafio UFMS Sustentável, e também para apoiar suas atividades do empreendedorismo júnior, de empreendedorismo social e de impacto”, explica o diretor da Aginova.