Candil destaca arqueoturismo sustentável, produção de celulose e trabalhos premiados no Integra UFMS

Postado por: leonardo.chaves

A capa da 16ª edição da Candil, a revista de divulgação científica da UFMS, apresenta a reportagem sobre o arqueoturismo a partir das similaridades entre o Geoparque Uberaba e a Trilha Rupestre da UFMS, iniciativas que vão além da preservação de materiais e saberes pré-históricos e abordam o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da bioeconomia.

Na Entrevista, o diretor de Engenharia da Suzano, Maurício Miranda, aborda a produção de celulose e papel e comenta sobre os investimentos em pesquisa e inovação para a nova fábrica instalada em Mato Grosso do Sul.

Toda a edição é dedicada ao maior evento científico de Mato Grosso do Sul. Além da Capa e da Entrevista, que apresentam temas que foram abordados nas palestras de destaque, as reportagens trazem os trabalhos que receberam as melhores avaliações, entre os mais de 1,6 mil apresentados no Integra UFMS 2023.

Na seção Memória, o servidor Daniel Linhares de Santana relembra a trajetória no Câmpus de Três Lagoas. O secretário de acompanhamento acadêmico ingressou como mirim e vivenciou a transformação da Universidade. Assim como a UFMS, ele completará 45 anos a serviço da educação em 2024.

Produzida pela Agência de Comunicação Social e Científica, a publicação possui periodicidade quadrimestral e apresenta produções acadêmicas, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais desenvolvidas na Universidade. Confira esta e outras edições na página da Revista Candil.

Texto: Mylena Rocha
Matéria publicada originalmente no site da UFMS em 19/12/2023