.
Ação: Compostagem Urbana
Responsável: Empresa Jr. ADM CPAR / Raphael Antonio de Oliveira Silva
Contato: raphael_oliveira@ufms.br
Tipo: Projeto inovador de gestão sustentável
Resumo: Este projeto foi aprovado pelo Desafio UFMS Sustentável 2021 – Edital de projetos inovadores para a gestão sustentável da UFMS apresentados pelas empresas juniores reconhecidas pelo Programa UFMS Júnior (Aginova/PROPP/PROGRAD) e recém-implantado no campus. Tem como objetivo reaproveitar a enorme quantidade de material orgânico proveniente de podas e quedas de árvores do campus para a produção de adubo orgânico. Serão feitas palestras e capacitações em torno do tema, além da parte prática no campus, com a construção de composteiras.
Período: contínuo
Envolvidos: 2 docentes, 2 técnicos, 2 estudantes
Entrevista na Rádio Educativa UFMS
.
Ação: Ecoponto de recicláveis
Responsável: CPAR em parceria com a COOREPA
Contato: cpar@ufms.br
Tipo: Parceria
Resumo: Há mais de 10 anos o Campus de Paranaíba recebe materiais recicláveis e os encaminha a COOREPA (Cooperativa Recicla Paranaíba), por meio de uma parceria que permite à cooperativa deixar contêineres de coleta no espaço do campus, além das campanhas de conscientização.
Período: contínuo
Envolvidos: docentes, técnicos, estudantes e comunidade em geral
.
Ação: Projetos com a COOREPA (Cooperativa Recicla Paranaíba)
Responsável: Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo
Contato: geraldino.araujo@ufms.br
Tipo: Extensão
Resumo: Visando fortalecer as ações e o desenvolvimento da cooperativa de recicladores de Paranaíba, o Prof. Geraldino, juntamente com seus estudantes, desenvolveu ferramentas e projetos durante diversos anos junto a COOREPA, procurando melhorar principalmente aspectos de gestão.
Envolvidos: docentes, técnicos, estudantes e cooperados
.
Ação: Instalação de “bituqueiras”, novas lixeiras e placas de conscientização sobre o lixo no campus.
Responsável: Direção
Contato: cpar@ufms.br
Resumo: Devido ao aumento de resíduos deixados pelos frequentadores do campus, incluindo aqueles gerados por tabagistas, implantou-se novos pontos de lixeiras e ainda foram criadas “bituqueiras”, as quais foram instaladas em pontos estratégicos do campus. Também foram instalados avisos de conscientização sobre o descarte correto de lixo.
Período: contínuo
Envolvidos: comunidade acadêmica e visitantes