.
Ação: Climatização de residências com uso de recicláveis
Responsável: Bruna Gardenal Fina Cicalise
Contato: bruna.fina@ufms.br
Tipo: Extensão
Curso/Setor: Ciências Biológicas
Resumo: O projeto visa a confecção de forro de subcobertura através da reutilização de caixas tipo longa-vida e tem por finalidade proporcionar conforto térmico à comunidade carente, pois a instalação das placas abaixo das telhas proporciona a reflexão do calor, podendo diminuir a temperatura interna dos cômodos em até 8 graus, a depender do tamanho e posição do cômodo (sol da manhã ou da tarde), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de reduzir o lixo gerado nos aterros sanitários. As tampinhas das caixas também foram higienizadas e destinadas à campanha do Hospital do Câncer.
Período: 20/07/2020 a 21/07/2022
Envolvidos: 1 docente, 1 técnico, 10 estudantes e 30 pessoas da comunidade externa (Professores e alunos da Escola Estadual Cândido Mariano (parceiros do Projeto), além de pessoas atendidas com a instalação do forro durante a realização das Oficinas.)
.
Ação: Rede Recicla
Responsável: Lucy Ribeiro Ayach
Contato: lucy.ayach@ufms.br
Tipo: Extensão
Curso/Setor: Geografia
Resumo: O projeto teve como objetivo geral desenvolver uma rede de comunicação e divulgação, através de um aplicativo, que conste empresas e catadores de materiais recicláveis, visando a redução da destinação inadequada dos resíduos sólidos. Os objetivos específicos que nortearam as ações foram: diminuir a destinação de resíduos recicláveis para os lixões de Aquidauana e de Anastácio; identificar os tipos de materiais que podem ser adquiridos pelas empresas e catadores no âmbito das cidades de Aquidauana e Anastácio; desenvolver e registrar um aplicativo com a localização das empresas e catadores de recicláveis, sua espacialização no mapa urbano e tipos de materiais que possam ser destinados para reciclagem; criar e registrar uma marca para o aplicativo, bem como promover a educação ambiental, voltada para a diminuição de destinação inadequada de resíduos recicláveis, através das redes sociais, rádios, jornais locais e rede de ensino de Aquidauana e Anastácio. A primeira etapa do projeto se encerrou e inicia em outubro de 2021 o Rede Recicla Educa, com atividades educativas junto às escolas.
Período: 01/09/2019 a 01/10/2023
Envolvidos: 7 docentes (5 UFMS e 2 IFMS), 3 estudantes de graduação, 4 estudantes de pós-graduação. Considerando a campanha via rádio e jornal, mais de 10 mil pessoas da comunidade externa.
.
Ação: Birdwatching: um estudo das potencialidades na APA Estrada Parque Piraputanga
Responsável: Lucy Ribeiro Ayach
Contato: lucy.ayach@ufms.br
Tipo: Pesquisa
Curso/Setor: Geografia
Resumo: A observação de aves é uma atividade que pode estimular a economia do turismo, gerando renda bem como a valorização da paisagem e consequentemente maior conservação. No entanto, a prática do birdwatching, pode gerar impactos positivos e negativos, necessitando de estudos técnicos sobre sua viabilidade. A pesquisa objetiva contribuir para a análise da potencialidade para o desenvolvimento do Turismo de observação de aves “birdwatching” na Unidade de Conservação APA Estrada Parque Piraputanga e entorno. A área objeto do estudo é uma Unidade de Conservação APA – Área de Proteção Ambiental Estadual, pertencente à categoria de Unidade sustentável, localizada nos municípios de Aquidauana-MS e Dois Irmãos do Buriti-MS. A referida área integra o bioma Cerrado, margeando o rio Aquidauana e a Serra de Maracaju, com significativa beleza cênica. Para realização da pesquisa foram adotadas as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica e documental sobre o turismo de observação de aves – birdwatching; levantamento das espécies, utilizando o WikiAves que é um site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves; aplicação de entrevistas com moradores e proprietários de atrativos rurais da área da Apa, especificamente para registrar espécies que predominam na área e foram avistadas mas que não foram catalogadas no site Wikiaves. Para a análise final serão consideradas as condições de preservação ambiental na Unidade de Conservação e sua influência positiva ou negativa na biodiversidade local. Essas informações serão buscadas em pesquisas anteriores; realização de trabalho de campo in loco para levantamento dos impactos ambientais; e mapeamento das APPs – Área de Preservação Permanente. Com o levantamento das informações e organização dos dados, com base na literatura, legislação e demais normatizações pertinentes e trabalho de campo, serão feitas considerações que contribuam para a análise da potencialidade para o desenvolvimento do Turismo de observação de aves “birdwatching” na Unidade de Conservação APA Estrada Parque Piraputanga e entorno, possibilitando a conclusão e recomendações. urismo Estrada Parque de Piraputanga e Conselho Gestor da Estrada Parque. O resultado da pesquisa constituirá um relatório científico e elaboração de produto técnico instrucional para subsidiar o planejamento do Turismo na área, a ser disponibilizado para a Secretaria Municipal de Turismo do município de Aquidauana, Associação Atupark – Associação de desenvolvimento do Turismo Estrada Parque de Piraputanga e Conselho Gestor da Estrada Parque.
Período: 22/11/2020 a 22/11/2021
Envolvidos: 4 docentes, 3 estudantes de graduação, 1 estudante de pós-graduação. Considera-se os moradores da Estrada Parque atingidos pelo projeto. Moradores da área urbana dos Distritos de Camisão, Piraputanga, Palmeiras. Moradores e Proprietários rurais do entorno da Estrada Parque.
.
Ação: Qualidade da água e impactos ambientais na bacia hidrográfica do rio Salobra, Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul.
Responsável: Lucy Ribeiro Ayach
Contato: lucy.ayach@ufms.br
Tipo: Pesquisa
Curso/Setor: Geografia
Resumo: A presente pesquisa justifica-se pela notável preocupação com a qualidade ambiental na região da Serra da Bodoquena, estado de Mato Grosso do Sul. A Serra da Bodoquena encontra-se inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Miranda e ocupa uma posição estratégica para a conexão dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. Esses ecossistemas possuem riquíssima diversidade biológica, constituindo-se em ambientes únicos no mundo, reconhecidos internacionalmente, tendo, portanto, prioridade alta para conservação. Nesse mesmo ambiente deve também ser considerado a ocorrência das atividades econômicas, notadamente, o turismo, a mineração, agricultura e a pecuária, as quais fazem uso intenso dos recursos naturais, especialmente da água. O rio Salobra é um dos principais rios da região, afluente do Rio Miranda, muito utilizado para atividade turística e sua bacia hidrográfica possui claro comprometimento da qualidade pelos visíveis impactos ocorrentes. Assim, a pesquisa objetiva analisar a qualidade da água e os impactos ambientais ocorrentes na bacia hidrográfica do rio Salobra, Serra da Bodoquena-MS, especificamente no município de Bodoquena-MS, onde se encontra a maior parte da bacia hidrográfica. A metodologia adotada consiste no levantamento de informações teóricas, documentais e de campo, com coleta e análise da qualidade da água superficial de forma amostral ao longo do rio, da nascente à foz, em períodos estacionais, proporcionando a análise sistêmica de todos os dados para conclusões e recomendações. A proposta é oferecer essas informações para subsidiar a análise da situação real, utilizando como indicador a qualidade da água do rio, somadas às informações sobre o processo de uso do terra na bacia hidrográfica e o atendimento à legislação ambiental, o que possibilita subsidiar a avaliação da qualidade ambiental da bacia hidrográfica e o direcionar ações, tanto por parte do poder público como privado, para atingir a melhoria da gestão ambiental na referida região.
Período: 01/06/2020 a 30/08/2023
Envolvidos: 3 docentes, 1 técnico, 1 estudante de graduação, 1 estudante de pós-graduação. Aproximadamente 100 pessoas da comunidade externa, considerando os moradores do entorno do rio Salobra. Considerou-se os moradores (proprietários rurais, funcionários, atrativos turísticos, etc).