Alunos exploram a biodiversidade fúngica de Piraputanga em atividade prática de disciplina
No período de 26 a 28 de abril, os estudantes do curso de Bacharelado em Biologia, sob a supervisão dos professores Luciana Canêz e Adriano Spielmann, participaram de uma atividade de campo no distrito de Piraputanga, em Aquidauana/MS, como parte da disciplina “Biologia de Fungos”.
Durante a imersão em Piraputanga, os alunos foram introduzidos às técnicas de coleta e herborização de fungos, aprimorando suas habilidades práticas essenciais para a investigação científica, dedicando-se à identificação dos espécimes, enriquecendo seus conhecimentos sobre a diversidade fúngica local.
Além de expandir o conhecimento acadêmico, a atividade dos alunos desempenhou um papel crucial na preservação ambiental, fornecendo informações para iniciativas de conservação e manejo sustentável dos ecossistemas fungícolas de Piraputanga e região, reforçando assim a importância do ensino prático e da pesquisa científica na formação acadêmica.
Lá, além de técnicas de coleta e herborização de fungos, os alunos identificaram os espécimes e fizeram diversos registros da funga da região.
Texto e fotos com base na notícia publicada por Aline Pedroso Lorenz no site do Inbio/UFMS em 01/05/2024.