Resultados parciais sobre ações das instituições de ensino superior e a Agenda 2030 são apresentados em setembro

Postado por: leonardo.chaves

Lançamento será realizado no dia 5 e transmitido pelo canal da TV UFMS

Para melhor entender como as IES brasileiras incorporam os ODS e saber quais ações têm desenvolvido, o Observatório de Sustentabilidade na Educação Superior da América Latina e Caribe (Oses-ALC) lançou, em 2022, o formulário de diagnóstico do conhecimento, compromisso e ações das instituições de educação superior (IES) com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O lançamento já ocorreu há um ano no Brasil, simultaneamente, em outros países, como Colômbia, Costa Rica e México; e foi organizado pela UFMS. A Universidade foi a primeira instituição brasileira a participar do Observatório.

O coordenador da Oses-ALC, professor Orlando Sáenz, ressalta que esse é o projeto de investigação mais importante atualmente para a Instituição. “O Observatório é um programa interinstitucional de investigação liderado pela Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais (UDCA) da Colômbia, do qual a UFMS participa ativamente, com universidades de outros países latino-americanos!, explica.

O evento de lançamento dos resultados do diagnóstico está marcado para 5 de setembro, às 9h (horário de Mato Grosso do Sul) e 10h (horário oficial) e será transmitido pelo canal da TV UFMS. O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) é parceiro no evento. Para participar é necessário efetuar a inscrição antecipadamente em link.ufms.br/oses-alc_ufms.

“Apresentaremos resultados parciais do formulário. É uma prestação de contas a todas as universidades que participaram da pesquisa sobre o diagnóstico e também um incentivo para que aquelas que não preencheram, possam preencher”, destaca o diretor de Desenvolvimento Sustentável (Dides) na UFMS Leonardo Chaves de Carvalho. “O Brasil foi o país que mais teve universidades que responderam à pesquisa dentre todos os países da América do Sul e do Caribe. Estamos muito felizes com a participação da UFMS, já que, além de lançarmos o formulário, participamos diretamente da pesquisa. Agradecemos ao apoio e confiança do Oses-ALC e do Crub”.

As instituições de Ensino Superior (IES) têm papel fundamental na implementação dos (ODS) e engajamento na Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas. Além da aplicação dos ODS na gestão, as IES são fontes de produção e disseminação de conhecimento e proposição de soluções que podem alavancar o desenvolvimento sustentável.

O formulário foi desenvolvido em projeto com o escritório regional das Nações Unidas para o meio ambiente. “O objetivo é fomentar a sustentabilidade nas universidades brasileiras, por meio da apresentação deste formulário”, acrescenta a professora da Escola de Administração e Negócios (Esan), Rosamaria Cox Moura Leite Padgett, que é pesquisadora do observatório. “Após o lançamento do formulário de diagnóstico, as IES que se interessaram foram até o portal, baixaram o formulário e preencheram on-line. Sempre que a instituição tinha dúvidas, prestei apoio técnico. Finalizado o prazo para preenchimento, as respostas das ies foram migradas para uma planilha e a equipe do Observatório analisou as respostas e as evidências”, conta a professora.

“Tivemos instituições de todo o Brasil preenchendo o formulário. Foram 18 no Brasil; 12 na Colômbia; nove, no México; seis na Costa Rica; quatro na Argentina; e uma na Venezuela. “Os detalhes sobre os resultados serão divulgados apenas no lançamento. Vamos apresentar os dados de forma geral. Pessoalmente, está sendo uma experiência muito boa representar a UFMS no Observatório. Além de levar o nome da nossa Universidade, estou aprendendo muito convivendo com pesquisadores experientes e isso acaba trazendo uma maior internacionalização, pois desse primeiro contato, surgem convites para participar de eventos, bancas, pesquisas. Tem sido uma experiência muito produtiva pra mim e pra UFMS”, fala Rosamaria.

Expectativas

O professor Orlando revelou que, com base nas respostas recebidas houve um avanço de quase 80% no conhecimento, compromisso e contribuições em relação aos ODS. “Esse resultado corresponde a um grupo de universidades que se destaca pelo seu compromisso com a Agenda 2030, mas não reflete o nível do avanço do conjunto das instituições de ensino superior da região, com respeito aos ODS. Isso pode ser menor”, fala o coordenador da Oses-ALC.

“Como a Organização se propõe a fazer um monitoramento do compromisso das contribuições das IES latinoa-americanas em relação aos ODS, a investigação de manterá até 2030. Os resultados que divulgaremos no próximo mês corresponde à primeira fase de um estudo que terá novas etapas de trabalho e resultados de progresso nos próximos anos”, destaca Orlando.

Segundo o coordenador, embora fosse esperado que mais universidades participassem do diagnóstico, as primeiras 50 que preencheram os formulários constituem um grupo bastante representativo, no que se refere ao avanço em relação às contribuições para a Agenda 2030, na América Latina. “Com certeza, no próximos meses deve aumentar o número de instituições comprometidas com os ODS que participarão do diagnostico, chegaremos a centenas até 2030”, fala Orlando.

Em relação à atuação da UFMS no processo, o coordenador da Oses-ALC comenta que foi decisiva para que houvesse uma participação de 18 instituições nessa primeira etapa. “Graças a liderança e gestão da UFMS o Brasil é o país com maior número de instituições entre as 50 que preencheram o formulário até agora”, ressalta. “Lembramos que em uma investigação feita anteriormente, nenhuma universidade brasileira havia participado. Entre 2014 e 2018, 351 instituições de onze países participaram do diagnóstico sobre compromisso ambiental das IES na América Latina e Caribe. Nenhuma do Brasil”, reforça Orlando. O coordenador destaca também o trabalho desenvolvido pela professora da Esan Rosamaria Moura Leite, a quem atribui o aumento da participação brasileira .

Divulgação dos resultados

“Os primeiros resultados desse diagnóstico regional estão sendo apresentados em um relatório entregue ao escritório regional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Por sua vez, este escritório os apresentará no 23º Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe convocado para os próximos meses”, lembra Orlando.

Segundo o coordenador, da mesma forma, outros documentos começam a ser escritos para serem publicados como artigos científicos ou capítulos de livros internacionais, com os resultados mais detalhados da primeira etapa do diagnóstico regional sobre os ODS. “Alguns desses relatórios serão regionais para a América Latina e outros nacionais para alguns dos países com maior número de universidades participantes. O primeiro desses relatórios nacionais será o do Brasil”, reforça.

Para uma maior divulgação desses resultados, o coordenador explica que haverá apresentação dos mesmos em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, especializados nas questões de meio ambiente e sustentabilidade universitária. “Uma deles será o 2º Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Ensino para a Sustentabilidade (Siepes), realizado neste mês na Universidade Federal de Pelotas. Outro importante evento é o organizado pela UFMS, com o apoio do Crub, agendado para dia 5 de setembro”, finaliza Orlando.

Texto: Vanessa Amin
Matéria publicada originalmente no site da UFMS em 07/08/2023