A UFMS recebeu o Prêmio Frederico Valente de Saneamento, Meio Ambiente e Sustentabilidade, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Mato Grosso do Sul. A UFMS foi premiada na categoria Academia, especialmente, pela realização da Semana Lixo Zero.
“Nosso desejo é que a Semana Lixo Zero UFMS tenha várias edições e se consagre como um dos principais eventos da nossa Universidade. Parabenizo a professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, Karina Righi, coordenadora da nossa Semana Lixo Zero UFMS e grande parceira da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides) da UFMS. Agradeço por ter aceito o desafio em 2021 de levarmos esse projeto a todos os câmpus da nossa Universidade”, ressaltou o diretor da Dides Leonardo Chaves. “Agradeço também as direções dos câmpus, as comissões organizadoras locais, aos estudantes e servidores voluntários pelo trabalho e empenho na realização do evento e as instituições parceiras que dão a destinação correta dos resíduos”, complementou.
Esta é a terceira edição do prêmio que presta homenagem ao engenheiro e ex-presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul Frederico Valente. O objetivo é reconhecer, distinguir e incentivar os profissionais das várias áreas de formação acadêmica, que se destacam ou destacaram nas atividades relacionadas ao setor de saneamento, meio ambiente e sustentabilidade em nosso estado. Nesta edição, as premiações foram distribuídas de acordo com em quatro categorias: Academia, Iniciativa Privada, Organizações Não-governamentais e Instituições Públicas.
“Primeiro gostaria de salientar que este prêmio não é somente meu. Como para a gestão efetiva dos resíduos sólidos, a Semana Lixo Zero tem a participação de muitos atores. É um prêmio coletivo. Para a Semana Lixo Zero acontecer temos a participação e apoio de muitos colaboradores, servidores, professores, alunos e parceiros. Então dividido este prêmio com todos os participantes da Semana. Ter o reconhecimento é algo importante, pois valoriza o esforço do nosso trabalho! Além de nos motivar a querer sempre fazer mais!”, comemorou a professora da Faeng Karina Righi.
A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.