Desde 2019, a Universidade tem participado da Jornada de Excelência do Movimento MS Competitivo com o objetivo de desenvolver na Instituição um programa participativo e prático de educação e melhoria da gestão. Em 2020 a UFMS se tornou a primeira instituição de ensino pública a ser certificada na categoria “Rumo à Excelência”, no nível de maturidade dos processos, com 500 pontos.
Agora, no ciclo iniciado em 2021 a Jornada de Excelência será realizada na busca por um nível ainda mais avançado de maturidade na gestão, o de instituição em “Avanço para a Excelência”, que corresponde a 750 pontos. Para alcançar este objetivo, foram definidos três projetos básicos: UFMS Sustentável 2.0, UFMS Experience e o Excelência e Resultados, os quais foram apresentados a todos os gestores da universidade.
As ações desenvolvidas pelo projeto UFMS Sustentável 2.0, bem como seus resultados, são descritos a seguir:
📊Elaboração da Matriz de Materialidade
Para a construção da Matriz de Materialidade foi realizada uma consulta pública com estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e terceirizados, bem como as pessoas externas à UFMS, objetivando avaliar a percepção da sociedade e das pessoas que formam a comunidade universitária sobre a importância de temas sobre sustentabilidade.
Os temas sobre sustentabilidade foram identificados a partir das práticas realizadas pela UFMS e por outras universidades federais, por meio de pesquisa feita pelos membros da comissão do projeto. Além disso, a ABNT NBR ISO 26000:2010, que traz diretrizes sobre responsabilidade social, foi minuciosamente estudada, tendo sido feita a relação dessas práticas levantadas com as orientações da ISO 26000 e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Foram quatro eixos temáticos: Campus Sustentável; Governança e Transparência; Envolvimento e Desenvolvimento da Sociedade; e Práticas de Trabalho. Todos subdivididos em 16 temas no total, nos quais os participantes escolheram, em uma escala de 0 a 5, o quanto cada um dos temas propostos são importantes de acordo com sua opinião, além disso, era possível o respondente enviar sugestões/críticas/considerações. Houve 263 respostas na consulta pública.
Após, a mesma consulta foi realizada com os gestores da Administração Superior da UFMS: reitoria, pró-reitorias e diretores de agências. A partir das médias das respostas obtidas na consulta pública e na equipe de gestores, foi construída a Matriz de Materialidade, a qual foi validada pela Reitoria da UFMS.
Assim, define-se como prioridade os temas de sustentabilidade: Governança, Tecnologia, Qualidade de vida no ambiente de trabalho, Sociedade, Gestão de Resíduos, Energia e mudanças climáticas, Educação ambiental, Biodiversidade e Eficiência hídrica e esgoto.
📜Revisão da Política de Sustentabilidade
Para a revisão da Política de Sustentabilidade da UFMS, foram considerados o ESG*, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, a ABNT NBR ISO 26000:2010, que trata sobre Diretrizes em Responsabilidade Social, o Estatuto da UFMS (Resolução nº 93-Coun/UFMS, de 28 de maio de 2021), a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, a Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012.
A Política de Sustentabilidade foi atualidade por meio da Resolução nº 260/2022 do Conselho Diretor, alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional – PPI e ao Plano de Governança Institucional – PGI da UFMS. Ela é um dos instrumentos fundamentais para que a governança em sustentabilidade seja bem desenvolvida e acolhida pela comunidade acadêmica, demonstrando o interesse e objetivos da Instituição nas ações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável, além de estabelecer diretrizes norteadoras das questões socioambientais, declarando à toda sociedade como a Universidade atua em relação à sustentabilidade e de como seus stakeholders devem agir perante tais situações.
📜Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2024
A partir dos dados da Matriz de Materialidade, das sugestões apresentadas pelos respondentes da consulta pública e dos setores administrativos da administração central e setorial da UFMS, o Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFMS para o triênio 2022-2024 foi elaborado. O PLS-UFMS vincula-se ao Plano de Governança Institucional (Resolução nº 122-CD/UFMS, de 25 de fevereiro de 2021) e à Política de Sustentabilidade.
O documento possui objetivos, responsabilidades, ações, metas, cronogramas de execução e monitoramento, bem como avaliação de resultados nos oito eixos temáticos: materiais de consumo; eficiência energética; eficiência hídrica e esgoto; resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras, obras e contratações sustentáveis; deslocamento de pessoal e educação socioambiental, que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade e de racionalização de gastos e de processos, promovendo maior eficiência nos gastos públicos, com excelência na gestão e redução contínua dos impactos socioambientais.
O PLS-UFMS 2022-2024 foi aprovado pela Resolução nº 263/2022 do Conselho Diretor.
📜Realinhamento do PDI 2020-2024, considerando lições do eixo UFMS Sustentável 2.0
Em maio de 2021 a sustentabilidade foi inserida no texto do Estatuto da UFMS, sendo que no Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 da UFMS já previa o “crescimento sustentável do país” na missão institucional e a sustentabilidade como um de seu oito valores. Para dar coerência às normativas da universidade, no realinhamento do PDI feito em 2021, houve a inserção de indicadores ligados à sustentabilidade.
Foram inseridos no “Eixo 4. Qualificar e internacionalizar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e a inovação”, o indicador 4.7 Programas e projetos de extensão, pesquisa, empreendedorismo, ensino, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento institucional vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, e no “Eixo 5. Consolidar as práticas de gestão, governança, compliance e sustentabilidade”, o indicador 5.6. Atendimento ao Plano de Logística Sustentável.
📊Elaboração da Matriz LAISA Simplificada
Inicialmente foi proposta a elaboração de uma Matriz de Levantamento de Aspectos e Impactos Socioambientais (LAISA) que abrangesse de forma ampla a universidade, sua vizinhança e seus stakeholders, com o objetivo de auxiliar na atualização do PLS-UFMS. Contudo, como o processo de atualização do Plano já estava avançado, os líderes do projeto, em conjunto com a consultoria envolvida na Jornada de Excelência, acordaram que seria feita uma Matriz LAISA simplificada, ouvindo as direções das 25 unidades da administração setorial (UAS) da UFMS, sendo que, a matriz mais abrangente seria elaborada para o próximo ciclo do PLS.
Desta maneira, para a construção da matriz foram divididos oito eixos temáticos (os mesmos do PLS-UFMS 2022-2024), onze aspectos propostos com os seus respectivos impactos e causas potenciais, devendo a direção responder sobre a gravidade, urgência e tendência de cada um. Este aspectos e impactos foram definidos conforme os estudos para a elaboração do PLS-UFMS 2022-2024. Ademais, havia possíveis medidas mitigatórias e espaço para observações/sugestões.
Após a resposta das direções e o cálculo das médias, temos os seguintes resultados que formam a Matriz LAISA Simplificada:
Conforme gráfico, a Segurança contra incêndios (7,4), referente ao eixo Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho e Consumo de água (7,2), referente ao eixo Eficiência hídrica e esgoto, foram os que tiveram a maior pontuação na média da gravidade, urgência e tendência, segundo análise dos diretores das UAS.